Covid-19: três mortes e nova “fase crítica”

0
1211

Portugal contabiliza hoje mais três mortos e 249 novos casos de infeção relacionados com a pandemia de covid-19, indicou a Direção-Geral da Saúde.

As três mortes foram registadas na região de Lisboa e Vale do Tejo que contabiliza 686 mortos desde o início da pandemia.

O número de internados subiu para 381 (mais 27) e o de doentes em internamento nas Unidades de Cuidados Intensivos diminui para 49 (menos seis).

Nova “fase crítica”

Esta tarde, à entrada para a reunião com peritos em epidemiologia, parceiros sociais, Presidente da República e outros dirigentes políticos, o primeiro-ministro alertou que o país vai entrar “numa fase crítica” devido à mudança de estação, início do ano letivo e recomeço de muitas atividades, apelando ao cumprimento das regras para controlar a pandemia.

“É um bom momento para relembrarmos a todas e a todos que, até haver uma vacina, a pandemia não passou e é essencial manter todos os cuidados, desde uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social”, referiu.

O primeiro-ministro lembrou que se todos cumprirem as regras consegue-se controlar o aumento substancial da pandemia, o que é essencial para que não haja uma sobrecarga excessiva dos serviços hospitalares de modo a manter a operacionalidade do SNS.

O primeiro-ministro disse ainda que o país não pode a voltar a parar, tal como aconteceu nos meses de março e abril, porque do ponto de vista social e económico não é sustentável.

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here