Covid-19 em lares de Sintra

0
385

Há em Sintra dois surtos de covid-19 em lares de idosos, no total são, por enquanto, 61 pessoas infetadas só nos dois lares. O  vereador Eduardo Quinta Nova confirmou à RTP que há 30 utentes infetados no lar da Terrugem, num total de 43, e que entre os trabalhadores há 10 infetados num total de 52 pessoas. Dois dos utentes do lar da Terrugem estão internados e há outros seis que evidenciam sintomas da doença, embora ligeiros. No Magoito, morreram cinco utentes de um lar desde que o surto se despoletou ali no início de setembro. Há 15 utentes  e seis trabalhadores infetados.

Em todo o país há 53 surtos em lares de idosos. O problema agudiza-se quando se sabe que existe um número indeterminado de lares ilegais espalhados pelo país e que, sendo ilegais, não constam do mapa da Direção-Geral de Saúde no que diz respeito a ações de prevenção ou de rastreio do covid-19.

Nos lares, a percentagem de falecimentos entre utentes com mais de 80 anos infetados pelo covid-19 é superior a 17%, uma cifra altíssima.

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here