A PSP da Amadora deteve três pessoas que participaram em ajuntamentos na via pública, onde se consumiam bebidas alcoólicas, em infração às regras impostos no âmbito do combate ao covid-19.
O sucedido ocorreu na freguesia da Mina de Água, local que, segundo a polícia, tem sido palco de vários ajuntamentos.
Em comunicado, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP refere que os homens, com idades compreendidas entre os 18 e os 29 anos, foram detidos por desrespeito às regras estabelecidas: “as presentes detenções ocorreram na sequência da desobediência reiterada às ordens emanadas pelos agentes da PSP para cessar os ajuntamentos e com o consumo de álcool na via pública”, justifica a polícia.
Os detidos foram presentes ao Tribunal Judicial da Comarca da Amadora, tendo-lhes sido aplicada a medida de coação de termo de identidade e residência.
Portugal continental está dividido em três níveis para fazer face à pandemia de covid-19, estando a generalidade do país em situação de alerta, a Área Metropolitana de Lisboa em situação de contingência (nível intermédio) e 19 freguesias de cinco municípios da AML em calamidade.
O município da Amadora, com cerca de 180 mil habitantes, é um dos cinco concelhos da Área Metropolitana de Lisboa com medidas restritivas e tem todas as freguesias em estado de calamidade.
Nas 19 freguesias foi determinado o “dever cívico de recolhimento domiciliário” e a proibição de ajuntamentos com mais de cinco pessoas.