Incógnitas no Amadora-BD de 2020

0
291

O Festival de Banda desenhada da Amadora – AmadoraBD, não vai realizar-se nos moldes habituais, este ano.

Face ao que se passa com a evolução da pandemia covid-19 no país, nomeadamente nos concelhos da Área Metropolitana de Lisboa, que inclui a Amadora, a autarquia está a estudar o novo figurino do festival.

Num comunicado da autarquia dá-se conta que “a Câmara Municipal da Amadora informa que a edição de 2020 do AmadoraBD não será realizada nos moldes habituais. Assim, todas as iniciativas que constavam da programação ficarão sem efeito, tendo por base as recomendações da Direção-Geral da Saúde e da Delegação de Saúde do Município”.

A Câmara da Amadora lembra que o AmadoraBD, “um dos maiores acontecimentos no panorama cultural e artístico nacional no âmbito da banda desenhada”, acolhe anualmente “mais de 30.000 visitantes, aos quais oferece a oportunidade de usufruir de um núcleo de exposições variado, de uma programação paralela diversificada, de uma área comercial consolidada e de sessões de autógrafos e apresentações com autores e agentes especializados nacionais e internacionais”.

Embora não se realize nos moldes habituais, “face ao impacto da iniciativa na atividade artístico-cultural da cidade”, a autarquia considera “incontornável assinalar o Amadora BD”, mas ainda não sabe como vai fazer.

A última edição do AmadoraBD, a 30.ª, realizou-se entre 24 de outubro e 03 de novembro do ano passado. Foi, como sempre, polode atração de miúdos e graúdos, famílias inteiras ou solitários amantes da banda desenhada, da ilustração e do cartonismo.

O AmadoraBD – Festival de Banda Desenhada da Amadora realiza-se desde 1989.

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here