Os principais focos de contaminação por covid-19 estão nos concelhos de Sintra, Lisboa, Loures, Odivelas e Amadora, nomeadamente nas freguesias de Santo António, Encosta do Sol, Queluz e Belas, Águas Livres, Agualva, Mira-Sintra, Mina d’Água e Rio de Mouro.
A situação levou o Governo a criar um Gabinete Regional de Intervenção para a Supressão da Covid-19 em Lisboa e Vale do Tejo.
A região de Lisboa e Vale do Tejo continua a concentrar mais de 90% dos casos diários de infeção de covid-19, registando hoje 283 das 310 novas infeções reportadas, segundo a Direção-Geral da Saúde.
Na Área Metropolitana de Lisboa (AML), Sintra tem mais 48 casos de doença rastreados e voltou a ultrapassar Lisboa na contagem diária de novas infeções. Sintra é, assim, a capital do covid-19 em Portugal, um título infeliz para vila tão bonita.
Em números totais, a situação está assim ordenada:
- Lisboa tem 2789
- Sintra tem 1802
- Vila Nova de Gaia tem 1592
- Porto tem 1414
- Loures tem 1352
Loures entra, assim, no top 5 dos concelhos com mais casos de covid-19 (+21 casos que ontem) porque ultrapassou Matosinhos.
Em comparação com os dados de quarta-feira, em que se registavam 1.497 mortes, hoje constatou-se um aumento de óbitos de 0,46%. Já os casos e infeção subiram cerca de 0,9%
Na região de Lisboa e Vale do Tejo, percentualmente, os 283 novos casos representam cerca de 2% de aumento, bem acima da média nacional.