Covid-19 em lar de São Domingos de Rana (atualizada)

0
1434

Surto de covid-19 num lar em São Domingos de Rana, Cascais. Há já um morto e 41 infetados entre os 46 utentes do lar e, ainda, mais seis casos entre os trabalhadores.

A novidade foi dada por Rui Portugal, o recém nomeado líder do Gabinete Regional de Intervenção em Lisboa e Vale to Tejo da DGS,que hoje se estreou na conferência de imprensa da Direção Geral de Saúde.

Rui Portugal, responsável pelo Gabinete Regional de Intervenção em Lisboa e Vale do Tejo da Direção Geral de Saúde.


O especialista explicou que o seu gabinete é um “acelerador” no combate à pandemia. E em três pontos, deu conta da missão a levar a cabo:
1- Notificação rápida após o diagnóstico;
2- Identificar os contactos próximos o mais rapidamente possível;
3- Determinar o isolamento dos casos e dos contactos.

Segundo Rui Portugal, há já um conjunto multidisciplinar de “equipas que vão para o terreno, como se está a verificar neste momento em Odivelas, Loures, Amadora, Sintra e na cidade de Lisboa, organizadas em termos de unidades de cuidados na comunidade, protecção civil, segurança social e um apoio das forças de segurança caso seja necessário, para que o isolamento seja efetuado”.

Bombeiros de Queluz infetados

Treze elementos dos bombeiros voluntários de Queluz testaram positivo para a Covid-19. Os primeiros casos foram detetados a meio da semana passada, entre as equipas de emergência pré-hospitalar.

Os 13 elementos infetados têm entre os 20 e os 40 anos. Estão em isolamento em casa. Os familiares estão também em vigilância ativa.
Todos os 120 elementos dos bombeiros voluntários de Queluz foram testados este sábado, depois de os primeiros casos terem sido detetados na quarta e na quinta-feira entre elementos de uma das equipas de emergência pré-hospitalar. O comandante da corporação é um dos infetados

vídeo RTP

(notícia atualizada às 19h40)

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here