Praias com Bandeira Azul

0
364

A Associação Bandeira Azul anunciou a atribuição da sua bandeira azul a 360 praias de mar e fluviais, este ano.

O Programa Bandeira Azul é um programa de educação para o desenvolvimento sustentável, promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental.

Este galardão tem como objetivo educar para o desenvolvimento sustentável em praias costeiras, fluviais e lacustre, portes de recreio e marinas e embarcações de recreio e ecoturísticas que se candidatem e cumpram um conjunto de critérios relacionados com Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água Balnear, Gestão Ambiental, Segurança e Serviços, Responsabilidade Social e Envolvimento Comunitário.

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade que distingue o esforço de diversas entidades em tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, elevando o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho, costeiro e lacustre.

As distinções deste ano, hoje apresentadas em conferência de imprensa no Aquário Vasco da Gama, em Oeiras, contemplam 322 praias costeiras, mais cinco do que em 2019, e 38 fluviais, mais três do que no ano passado.

As praias estão distribuídas pelo Algarve (87), Norte (76), Tejo (57), Centro (46), Alentejo (36), Açores (42) e Madeira (16).

Na região de Lisboa, por exemplo, a bandeira azul será hasteada em praias como Caxias, Paço D’Arcos, Santo Amaro, Torre e a Marina, em Oeiras, curiosamente praias citadinas e muito concorridas pelos veraneantes na época estival.

Praia que tenha a bandeira azul hasteada não só é um local seguro em termos ambientais como, também, é um local onde existem nadadores salvadores e meios de socorro apropriados.

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here