Bloco quer conhecer contrato de venda do Novo Banco

0
1068

Segundo a agência noticiosa Lusa, o Bloco de Esquerda pediu que o Fundo de Resolução envie urgentemente para a Assembleia da República o contrato de venda do Novo Banco.

O pedido foi feito à Comissão de Orçamento e Finanças e justificado “em nome da decência e do rigor”, para que as decisões do governo possam ser devidamente avaliadas e escrutinadas pelos deputados.

“O contrato de venda do Novo Banco não é conhecido e nós vamos ouvindo os argumentos do Governo sem que esses argumentos possam ser verificados porque são baseados num documento que é confidencial”, disse Mariana Mortágua citada pela Lusa.

O que terá despoletado esta quezília com o governo foi a última transferência de 850 milhões de euros para o Novo Banco, que o governo anteriormente se tinha comprometido a realizar apenas depois de se saber os resultados de uma auditoria em curso à gestão do banco.

Foi em 7 de maio que o primeiro-ministro disse, no parlamento, que “a auditoria está em curso e até haver resultados da auditoria não haverá qualquer reforço do empréstimo do Estado ao Fundo de Resolução para esse fim”, mas horas depois sabia-se que a transferência de 850 milhões já tinha sido feita, alegadamente por imperativos contratuais.

O Bloco quer, agora, conhecer os pormenores desse contrato.

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here