As abelhas estão a desaparecer

0
1061

O Parlamento Europeu acaba de divulgar um documento que explica a importância dos insetos polinizadores, o seu impacto na economia e as principais causas do seu desaparecimento. A ideia é lançar a discussão, uma vez que os eurodeputados vão debater este tópico e votar uma resolução em sessão plenária já no próximo mês de janeiro.

Deixamos-lhe um breve resumo, para saber mais sobre estes importantes auxiliares para os agricultores!

É um facto: nos últimos anos os apicultores europeus detetaram uma grande redução no número de colónias de abelhas, especialmentenos países no Oeste da UE, como França, Bélgica, Espanha e Holanda. Contudo, muitos outros países no mundo, como os EUA, a Rússia e o Brasil, estão a experienciar o mesmo problema, indicando uma crise global nesta matéria.

A ameaça da extinção dos polinizadores tem atraído muita atenção, uma vez que as abelhas e outros insetos polinizadores são essenciais para os ecossistemas e biodiversidade. Menos polinizadores significa um declínio de várias espécies de plantas, que podem até desaparecer, por dependerem, direta ou indiretamente, destes animais. Para além disto, a diminuição do número ou da diversidade das populações de polinizadores tem um impacto na segurança alimentar, com a queda do rendimento de algumas pastagens agrícolas.

Neste sentido, a Comissão Europeia apresentou a primeira iniciativa a nível europeu nesta matéria, a “Ação da UE relativamente aos polinizadores”, em 2018, no âmbito das políticas ambientais, agrícolas e para a saúde. A ideia é elucidar a população sobre o declínio destas espécies, travando as causas e consciencializando sobre o problema. No dia 3 de dezembro, a Comissão para o Ambiente, a Saúde Pública e Segurança Alimentar adotou uma resolução, solicitando medidas mais direcionadas para proteger os polinizadores selvagens. Os eurodeputados pediram ainda a redução do uso de pesticidas e maior financiamento para a investigação sobre esta matéria.

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here